Qualquer um que tenha explorado um pouco este blog notou que há várias listas de melhores, a maioria sobre cinema (melhores filmes por década, melhores do ano, melhores personagens…). Faz sentido: é divertido fazer listas de preferidos e as pessoas gostam de analisar as listas dos outros. Há algumas listas, entretanto, que são referência, e elas podem servir como um guia interessante para quem procura algo para assistir. Vou colocar a seguir uma lista de listas, o que provavelmente vai tornar o meu blog o maior sucesso da história (ou não, mas é mais provável que sim). Vamos lá.
Sight & Sound Magazine
A revista Sight & Sound é uma publicação do British Film Institute (BFI). Uma vez por década ela publica uma lista de 250 melhores filmes escolhidos por um grupo de convidados que incluem críticos, roteiristas, distribuidores, entre outros. A edição mais recente da lista é de 2012. Essa é possivelmente a maior referência dos melhores filmes da história. Alguns certamente vão considerá-la muito “cinema-arte”, ou mesmo esnobe, mas é difícil negar a qualidade do conjunto escolhido. Conta a favor dela, no sentido de ser uma referência, a presença de filmes como “Era uma vez em Tóquio” (Tokyo Monogatari, listada como Tokyo Story no site), pouco lembrado em outras listas e que atualmente ocupa a terceira posição na lista da Sight & Sound. Vale salientar que os filmes são todos apresentados com seus títulos ingleses.
A Sight & Sound também publica uma lista dos 100 melhores filmes escolhidos por diretores. Há muitas semelhanças com a lista geral, mas vale conferir da mesma forma.
Quantos eu vi: 107/250 da lista completa (42,8%); 59/100 da lista dos diretores.
Veja as listas aqui (em inglês): http://explore.bfi.org.uk/sightandsoundpolls/2012/
Internet Movie Database (IMDb)
Talvez a lista mais conhecida dentre as que vou abordar aqui, o Top 250 do IMDb é determinado com base nas notas que usuários cadastrados podem atribuir a filmes. O site usa fórmulas matemáticas e algoritmos para tirar a média das notas. No sentido de tentar ser tão racional quanto possível, as notas usadas para criar o Top 250 são apenas as de usuários regulares do site, e o critério para o que é um usuário regular não é divulgado; a fórmula que determina a média ponderada leva em conta quantas notas um filme recebeu, uma quantidade mínima de notas necessária para poder participar do top (atualmente 25.000), além de outros fatores.
O Top 250 do IMDb foi a primeira lista do tipo que eu descobri e acompanhei. Durante um bom tempo, busquei assistir a todos os filmes constantes. Isso levou a certas surpresas agradáveis, como Boulevard do Crime (Les enfants du paradis, 1945), do qual nunca tinha ouvido falar até encontrá-lo na lista. Eventualmente parei de me preocupar em assistir a filmes para preencher critérios como listas de melhores, mas durante um bom período, a lista do IMDb foi uma ferramenta valiosa.
O ponto negativo é que há um nível elevado de inconstância: um grande número de filmes entram na lista todos os anos e, passado o hype, despencam. Em outras palavras, por sua própria natureza, o top é muito suscetível ao momento e à empolgação do público, além de pender muito para o cinema recente em detrimento do cinema clássico. Ainda assim, é uma fonte interessante e merece ser consultada.
Quantos eu vi: 226/250 (90%).
Veja a lista aqui: http://www.imdb.com/chart/top?ref=ft_250
1001 Filmes para Ver Antes de Morrer
A série de livros de Steven Jay Schneider começou em 2003 e recebeu dez atualizações, a mais recente no ano passado, estampando imagem do filme Gravidade na capa. É importante explicar que o livro não se propõe a ser uma lista de melhores; são escolhidos filmes para representar épocas, países, gêneros e correntes cinematográficas variadas, de forma a criar um painel global e histórico da sétima arte. Em função disso e do grande número de títulos listados é possível encontrar filmes nessa lista que não aparecerão em outras – exemplos incluem O Segredo da Cabana e As Patricinhas de Beverly Hills.
Por falar na quantidade de filmes listados, o total acumulado (mantendo todos os filmes que foram excluídos a cada nova edição), o total de obras que já fizeram parte da relação chega a 1167, de acordo com alguns sites pesquisados. Conhecer a todos sem dúvida é um desafio de respeito.
Quantos eu vi: 437/1167 (37,6%).
Veja a lista aqui: http://1001films.wikia.com/wiki/The_List
Oscar
Essa é bem simples, todo mundo conhece o prêmio da Academia de Artes e Ciências do Cinema (Academy of Motion Pictures Arts and Sciences). Até agora foram 87 edições, entre 16 de maio de 1929 e 22 de fevereiro de 2015. A primeira edição do prêmio contemplou filmes de 1927 e 1928, e teve duas categorias consideradas na época como igualmente importantes, uma vencida por Asas e a outra por Aurora. Posteriormente, a Academia decidiu que a categoria vencida por Asas era a mais importante e esse filme passou a ser considerado o vencedor de melhor filme naquela edição. Ainda há, entretanto, quem considere Aurora como um “co-vencedor”.
Explorar os vencedores e indicados a melhor filme pode ser bastante interessante e sempre causa alguma indignação (Crash, sério?). Já avaliar todas as categorias pode ser cansativo, principalmente porque filmes que contam com boas atuações, ou boa fotografia, ou boa trilha sonora podem ser bem fracos.
Quantos eu vi (dentre os vencedores de melhor filme): 64/87 (73,6%), ou 65/88 (73,9%).
Veja a lista de vencedores e indicados a melhor filme aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Academy_Award_for_Best_Picture#Winners_and_nominees
Box Office Mojo
Uma forma pouco eficiente de avaliar filmes é através da bilheteria, uma vez que a qualidade técnica ou artística dos mesmos é um fator menos relevante neste caso do que a época do ano em que é lançado, a qualidade da campanha de marketing, a quantidade de famosos no elenco, dentre outras variáveis. De qualquer forma, não deixa de ser uma lista, e pode ajudar a entender a relação do grande público com o cinema ao longo do tempo. O Box Office Mojo é o site mais completo para buscar dados sobre bilheteria. É possível consultar bilheteria mundial, americana, americana corrigida pela inflação, ou ainda comparar filmes com outros semelhantes para ver qual se saiu melhor.
Quantos eu vi (dentre os cem filmes em bilheteria mundial): 80.
Veja as listas aqui: http://www.boxofficemojo.com/
Rotten Tomatoes
O Rotten Tomatoes agrega críticas de vários veículos e monta um indicativo da opinião da crítica especializada. Para isso usa dois critérios. O mais famoso é o “tomatômetro”, que mostra que porcentagem dos críticos consideraram o filme bom. Cem por cento no medidor do site significa que todos os críticos gostaram. Além disso, existem também as notas atribuídas a cada filme. Um filme que tem 90% no tomatômetro pode ter nota 95, enquanto outro que recebe 100% no primeiro pode ter nota 85. Isso significa que no primeiro caso quem gostou do filme gostou muito, mesmo que 5% não tenham gostado; no segundo caso, todos gostaram, mas poucos adoraram. O Rotten Tomatoes apresenta um top 100 baseado na média de notas. O Rotten Tomatoes também permite que usuários deem nota aos filmes.
Quantos eu vi: 75/100.
Veja a lista aqui: http://www.rottentomatoes.com/top/bestofrt/
Metacritic
O Metacritic é semelhante ao Rotten Tomatoes em forma. Obviamente as fórmulas usadas e os críticos associados são diferentes, mas a essência é a mesma. Uma diferença importante no caso do top 100 é que o Metacritic, ao contrário do Rotten Tomatoes, não parece filtrar por quantidade de críticas computadas. Por isso aparecem na lista vários filmes que ainda não foram lançados, e cujas médias decorrem apenas das avaliações dos poucos críticos convidados a assistir aos filmes antes da estreia. Além disso, a lista é claramente focada nos anos mais recentes.
Quantos eu vi: 57/100.
Veja a lista aqui: http://www.metacritic.com/browse/movies/score/metascore/all/filtered?sort=desc
Bem, aí está. Obviamente essas não são todas as listas de melhores, mas espero que ajudem quem estiver procurando por referências para escolher seus filmes. Fique a vontade para colocar sua lista nos comentários, ou sugerir outras listas.