45 comentários em “Os 50 melhores filmes de terror de todos os tempos

  1. Lista muito boa, pois cita muitas fontes clássicas e algumas obscuras para público em geral. Contudo, faltou citar alguns filmes contemporâneos que são indiscutivelmente assustadores como O Chamado, O Grito, Espíritos, entre outros.
    Igualmente, também colocaria “O Exorcista” em um patamar bem mais acima. O argumento de que “não me assustou”, ao meu ver, não é justificável para retratar essa obra prima do terror em uma posição tão baixa, até porque muitos dos filmes aqui citados em melhor posição verdadeiramente não assustariam muitas pessoas (tal como “Todo Mundo Quase Morto”).
    Abraços!

    Curtir

    • Olá Vini. Obrigado pelo elogio.

      Olha, a meu ver não existe “indiscutivelmente”, tanto que estamos discutindo. O Chamado ainda cria alguns momentos bem tensos, mas os outros dois não me assustaram em nada. Espíritos, inclusive, eu assisti depois de já ter visto vários outros terrores dessa linha, e achei bem chatinho e repetitivo.

      No que tange a O Exorcista, o comentário sobre não achá-lo tão assustador é um reflexo da decepção em relação à “propaganda” que é feita do filme. Guardadas as proporções, é como Atividade Paranormal, pessoas dizendo que não conseguiram dormir depois de ver, e aí eu vi (à noite, sozinho) e não me pareceu nem um pouco assustador. Nem um pouco mesmo. Claro que O Exorcista é um filme muito melhor, mais bem filmado, com momentos mais fortes, mas, no frigir dos ovos, eu simplesmente prefiro os que coloquei acima dele. Respeito tua discordância, mas não há argumentos que vão alterar minha preferência. Já Todo Mundo Quase Morto não tem, a bem da verdade, o objetivo de ser assustador. Creio que cada obra deve ser julgada pelo que se propõe a realizar, não em função do que o espectador imagina que ela deveria ter feito. Shaun of the Dead quer divertir enquanto mata alguns personagens aqui e ali. Faz isso muito bem. O Exorcista quer ser pesado e assustador enquanto aborda questões de religião. Faz isso bem em alguns momentos, nem tanto em outros. Minha avaliação segue essa linha. A bem da verdade, a discussão creio que seria mais se Todo Mundo Quase Morto deveria estar na lista ou não, sendo tão ou mais comédia do que terror. Mas, como eu resolvi colocá-lo na lista, devo respeitar o fato de que gosto mais dele do que de O Exorcista.

      Abraço!

      Curtir

  2. gostei muito da sua lista e como adoro o gênero não deixaria de comentar jamais, da sua lista assisti praticamente 90% dos filmes e acredito que faltou apenas um ou outro filme. o chamado como já foi citado deveria estar nesta lista ,so que no caso a versão japonesa. um filme também que assisti esses dias e achei fantástico foi carta para a morte de 2006 ,excelente filmes que mistura terror dos anos 80 , com uma historia muito bem feita apesar de manjada. outro filme que assisti esses dias no cinema e gostei bastante foi ressureição do mal , principalmente pela introdução com a historia da boneca annabele. de resto concordo com tudo que você colocou ai , inclusive todo mundo quase morto, que é um excelente filme.parabens.

    Curtir

    • Olá Marcos, obrigado pela visita. Não vi O Chamado original. Gostei da versão americana, mas nessa linha dos remakes yanques, acho que o subgênero fica mais bem representado por Água Negra. Tb não conheço esse Carta para a Morte. Já Invocação do Mal (é o nome do filme que começa com a boneca Annabele) eu achei muito bom, e teria entrado na lista se eu já tivesse assistido quando compus este texto.

      Abraço!

      Curtir

  3. Muito boa a lista, ja vi muitos ai, mais ja anotei alguns pra ver, sei que é sua lista, mais eu acrescentaria o Martyrs, e mais alguns filmes franceses que são muito bons!!!

    Curtir

  4. Mano para mim o exorcita é o melhor filme de terror de todos os tempos . O primeiro filme de terror a ser indicado ao oscar eo q rendeu mais dinheiro a té agora .o filme e fd.tembem eu gósto de outros exemplos: deixe ela entrar,o bebe de rosemary,terror em amityville,o pessadelo 1 2 3 ,o masacre da serra eletrica ,o masacre da serraletrica o inicio,a morte do demonio o antigo,a profecia ,o chamado,a morte de frad crucer ,jaison vai pro enferno ,o iluminado ,despertar dos mortos vivos, e entre outros kkkkkkkkk…….

    Curtir

  5. Lista maravilhosa. Conheci alguns de que nunca tinha ouvido falar. Mas senti falta de algumas obras meio esquecidas, e as citarei para que sejam consideradas numa próxima: Exorcismo de Emily Rose, Ringu, Martyrs, À L’Intérieur, Haute Tension. Talvez Hostel também mereça sua menção honrosa pelo que trouxe de violência ao cinema holywoodiano.
    Não é fácil fazer uma lista que agrade a todos. Mas, dentre 50 melhores filmes, não consigo ver Martyrs de fora. Para mim, um dos filmes mais chocantes já feitos.

    Curtir

    • Olá Elton. Obrigado pelos elogios. Gosto bastante de Alta Tensão, chegou perto de entrar na lista. Infelizmente, é inevitável que alguns fiquem de fora. Já O Exorcismo de Emily Rose não me agradou tanto assim. Martyrs e Ringu eu admito que ainda não vi, mas estão na minha lista “a assistir”.

      Obrigado pela visita. Abraço.

      Curtir

    • Pois é, Augusto. Eu até gosto bastante do primeiro Sexta-Feira 13, mas acho que os slasher estão bem representados por Halloween, que foi o filme que fixou o gênero, alguns anos antes do Jason aparecer. E sim, O Exorcista em 33º.

      Curtir

  6. “Madrugada dos Mortos”, “Fome Animal” e os clássicos “A volta dos mortos vivos” deveriam estar aqui…

    Curtir

    • Ola Fernando, obrigado pela visita. Madrugada dos Mortos é muito bom mesmo, poderia caber na lista, acabou ficando de fora em função da competição. Fome Animal eu gosto, mas não tanto assim. A Volta dos Mortos-Vivos é divertidinho, e só.

      Curtir

  7. Indico a todos os fãs do gênero dois filmes que não estão nesta lista: “Eraserhead” do David Lynch e “Videodrome” do David Cronenberg. Um Abraço.

    Curtir

  8. nao se pode fazer uma lista sem obras de stephen king, certo? e quanto ao filme a terceira mão ou satans day?

    Curtir

    • Olá Sinval. Bem, quem faz a lista pode fazer o que quiser. É a vantagem de ser o criador. Mas, no caso, concordo contigo, tanto que minha lista tem três filmes baseados em obras dele (O Iluminado, Carrie e O Nevoeiro). Abraço!

      Curtir

  9. A noite dos mortos-vivos não tem nada de terror. E sim terrir. Aliás, zumbis, quase sempre não dão o menor medo! Exorcista é absolutamente muito melhor. Ainda faltou Jogos Mortais, O Chamado, O Grito, talvez A Vila, Portegeist, Hora do Pesadelo, Eraser-Renascido do Inferno, . Profecia, O Enigma do Outro Mundo são bem melhores que filmes de zumbis. A lista não é ruim, até pq não cabe todos os filmes e cada um tem um gosto totalmente diferente. Mas, achei uma forçação colocar filmes de mortos-vivos, muito sem graça, mas parece q virou um vírus da molecada atual. Ah! Concordo contigo em não colocar Atividade Paranormal, outro lixo, a galera no cinema q viu comigo, todo mundo rindo do besteirol!

    Curtir

    • Olá Tadeu. Acredito que estejas confundindo A Noite dos Mortos-Vivos com A Volta dos Mortos-Vivos. A Noite dos Mortos-Vivos não tem nada de comédia. Ademais, no tocante a filmes de zumbis, tudo bem não teres muito gosto por eles, mas eles estão longe de ser “febre da molecada” – é um subgênero que existe desde 1932, criou clássicos do cinema de terror e é objeto de estudo de acadêmicos de cinema.

      Gosto de A Vila e Poltergeist, mas na minha lista eles não passam perto de entrar. O Chamado é bem bom, O Grito é derivativo, e Água Negra é melhor que os dois, e representa bem as adaptações americanas de terrores japoneses. Detesto Jogos Mortais.

      Abraço, e obrigado pela visita.

      Curtir

  10. Não vejo nada
    tem poucos classicos ai cade HORA DO PESADELO o massacre da serra elétrica
    Carrie a estranha marcou tbm o ano de 1976 (stephen king)
    o hospital maldito cade?
    gostei de alguns como o gabinete do dr galigari e nosferatu
    realmente eu nao sei se tem mais eu nao vi Frankenstein
    Desculpe, mais tem poucos classicos

    Curtir

    • Olá Kemilly.

      Em primeiro lugar, Carrie está na lista, e no top 15 (14ª posição pra ser exato). Fora isso, discordo plenamente que faltem clássicos na lista. Reparaste que estão presentes O Gabinete do Dr. Caligari e Nosferatu, mas há também Fausto (1926), O Monstro do Circo (1927), Monstros (1932), O Vampiro (1932), A Morta-Viva (1943), O Mundo em Perigo (1954), As Diabólicas (1955), Psicose (1960), Os Pássaros (1963), Epidemia de Zumbis (1966), O Bebê de Rosemary (1968) e A Noite dos Mortos-Vivos (1968). Perto desses, A Hora do Pesadelo e O Massacre da Serra Elétrica não merecem ser chamados de clássicos.

      Abraço, e obrigado pela visita.

      Curtir

    • Olá Dakton,

      Gosto muito de Pânico, poderia ter entrado, mas acabou faltando espaço. Livrai-nos do Mal eu não tinha visto naquela época, mas vi e gostei bastante. Ouija ainda não vi.

      Abraço.

      Curtir

  11. Gostei da lista pois explica detalhadamente porque cada filme está na lista e sua posição, não conheço a maioria, pretendo vê-los eu sei que é sua lista, e que é difícil faze-la mas um dos meus filmes favoritos é Os outros, o final é surpreendente! É certo que o filme não é totalmente terror e tem bastante suspense, mas é um filme interessante e bem elaborado. Senti falta.
    Abraços.

    Curtir

  12. Ficou faltando mais filmes da Hammer, como Horror de Drácula(58), O Homem de Palha, etc. Filmes do produtor Val Lewton, só entrou a Morta Viva, e os outros? Também faltaram clássicos como A Tortura do Medo, na Solidão da Noite, O Golem. Os filmes de monstros da Universal também foram esquecidos, sem falar de obras Primas como “Os Incocentes”(1961), The hauting(1961), A Hora do Lobo(1966), O massacre da Serra Elétrica(o 1º),um representante dos diretores: Roger Corman, William Castle, Jaques Tourneau, David Lynch. Esta lista ficou muito a desejar. Tiraria a metade.

    Curtir

  13. mann essa lista deixou muito a desejaa falto sexta feira 13 a hr do pesadelo it o elevador maldito
    .Tirando que tem muito filme
    ruim e sem graça

    Curtir

  14. Nossa, Que lista sem graça aí nao tem nenhum filme do gênero real que é terror, so tem filme de zumbi, me poupe! Cadê invocação do mal, Annabelle, os demônios de dorothy mills, sexta-feira 13, e entre outros… Não gostei !

    Curtir

  15. Tem uns filmes bons nessa lista. Eu acho que os filmes de hoje em dia estão ficando muito cliches, já nem me assusto mais, Só mostram sangue, e pessoas morrendo , os filmes bons de terror, eram os que tinham uma boa história, só acho q faltou uns filmes nessa lista, como sexta feira 13, a hoa do pesadelo, e a colocação de uns filmes , nã ficou muito boa, vai varia para gosto

    Curtir

  16. Eu leio seus comentários e sinto que história é boa, mas o que Realmente faz a diferença é a participação de Oliver Platt neste filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, inclusive aqui: Refém Do Medo vão passar na TV, por se acaso você não tenha visto, essa será uma excelente oportunidade e garanto que você não irá se arrepender.

    Curtir

  17. Ótima lista, cheia de bons clássicos, os filmes de terror evolucionaram com melhores efeitos visuais e tratam de se superar a eles mesmos, se você gosta deles, eu recomendo Nunca Diga Seu Nome, eu gosto da atmosfera de suspense que geram, acho que conseguem muito bem. O elenco é parte fundamental para que o filme de um medo terrível. É espetacular, senti um medo real, um dos melhores filmes de terror, tem uma boa história. De verdade, adorei que tenham feito o filme.

    Curtir

Deixe um comentário