4 comentários em “O livro do “falar errado” e do “preconceito linguístico”

  1. As partes
    “E, pior, o livro nem sequer explica o que seria preconceito linguístico ou quem constituiria as classes dominantes, tornando-se a própria obra um veículo de preconceito.”
    e “[…] ao tratar a língua formal como “língua dos opressores” o livro pode criar resistência do aluno ao tema […]”
    são fantásticas! além da polêmica gramatical exaltada, nesses fragmentos a questão política ficou evidente. Forte a coisa.. se elas tiveram a intenção de separar isso seria bacana de ser revisto também.

    Curtir

  2. Outra perspectiva interessante sobre esta polêmica toda. Realmente esta ideia de querer incutir no aluno um pensamento de “esquerda” não é bem o papel da escola. Fazer o aluno pensar é salutar, mas pensar de forma ampla e não apenas para um lado.

    Curtir

  3. “garantir que o aluno atinja o ponto de raciocinar por si mesmo e chegar às conclusões que melhor representem a sua própria identidade”. Sim, Marcelo, esse é o caminho ideal. Lamentavelmente, não é o que os capangas do CPERS querem, pois usam a falsa “luta do professor” (ilegítima para o objetivo em que a empregam), para fazer doutrinação ideológica de esquerda nas escolas e universidades. Não só nas públicas, frise-se. Estudei em escolas privadas e era comum presenciar esses discursos de segmentação de classe, a fim de provocar o ódio entre diferentes. Excelente análise a sua.

    Curtir

  4. É difícil um post de teor mais sério receber comentários. Fico muito feliz e agradeço aos amigos por terem deixado suas impressões aqui.

    Lola, também tenho um desgosto muito grande pelo CPERS. O Alexandre (lembra dele, do show do Oasis?) e eu costumávamos falar disso. Tenho tias ex-professoras, além de ter eu mesmo dado aulas, então respeito muito a luta dos educadores por mais respeito, tanto do ponto de vista comportamental quanto financeiro. Professores deveriam estar entre os profissionais mais valorizados. Mas o CPERS tornou-se um apêndice partidário e ideológico, interessado em criar desordem e não em fomentar o debate de como melhorar a educação. É lamentável. Os professores gaúchos precisam – e merecem, aliás muito – uma representação mais adequada.

    Curtir

Deixe um comentário