Após sair do trabalho hoje, fui conferir este novo restaurante, inaugurado não faz muito tempo na praça de alimentação do shopping Iguatemi. Sushiaki é uma franquia que conta com oito restaurantes na região sul, a maior parte deles em Curitiba. Em Porto Alegre, essa é a primeira loja. O lugar é agradável e tão reservado quanto possível, considerando tratar-se da praça de alimentação de um shopping movimentado. Isso é especialmente verdade se você sentar-se a uma das mesas dentro do próprio restaurante, ao invés daquelas comuns a todos os estabelecimentos. O atendimento também é bom, a funcionária foi simpática ao receber meu pedido e a comida não demorou a chegar – leve-se me consideração o fato de eu estar almoçando pouco depois das 11 horas, com o restaurante vazio.
Mas e a comida? Pedi um combo misto 23, composto por 3 sashimi de salmão, 2 niguiri de salmão, 2 niguiri de atum, 4 hossomaki de salmão, 4 hossomaki de pepino, 4 califórnia e 4 tarê skin. Os sashimi até estavam bons. Os niguiri de salmão passavam. Os de atum estavam muito ruins, frios e sem gosto. Os makis eu diria que ficaram no razoável. Pepino e califórnia são sabores “de segunda”, e todos estavam frios demais, mas os tarê skin estavam aproveitáveis. Com uma lata de Coca-Cola, paguei R$29,10 pela refeição. Quando se considera esse custo, fica fácil concluir que o Sushiaki não é uma boa opção. É possível comer mais e melhor desembolsando não muito mais que isso em diversos lugares da cidade.
Prós: estar situado no melhor shopping de Porto Alegre e contar com bom atendimento.
Contras: a comida, na média, é apenas razoável, e o preço, embora não chegue a ser alto, também não é baixo.
Veredito: a menos que você não tenha como se deslocar, escolha outro restaurante para matar a vontade de comer sushi.
Olá Marcelo, tudo bem?
Encontrei seu blog enquanto procurava informações sobre comida japonesa e achei bem legal.^^
Gostaria de uma dica sua…para quem nunca comeu comida japonesa e quer experimentar, qual restaurante em Porto Alegre você sugere?
Não gostaria de ter uma impressão equivocada da culinária japonesa.
Obrigada.
CurtirCurtir
Oi, Michelle. Desculpa pela demora em responder, e obrigado pelo elogio. 🙂
Bom, Porto Alegre tem alguns restaurantes de nível muito elevado, qualquer um deles é garantia de uma boa experiência. Entre eles encontram-se o Sushi by Cleber e o Gokan. Falam muito bem do Takedo, mas esse eu ainda não pude visitar.
Para o almoço, uma ótima opção é o Jappa Sushi, no Shopping Total. Além de a comida ser muito saborosa, o buffet é bem variado, e conta ainda com uma boa série de pratos quentes, se quiseres levar alguém que não goste de comida japonesa pra te acompanhar.
Há ainda a Temakeria Japesca, no Mercado Público. É à la carte, mas os preços são bem acessíveis e os temakis são bem bons. Não é um restaurante de ponta, mas é um dos melhores custo x benefício de POA, sem dúvida.
Espero ter ajudado.
Abração!
CurtirCurtir
Olá Marcelo,
Muito obrigada pelo retorno.
Com certeza foi de grande ajuda.
Abraços!
CurtirCurtir
Amigo, ‘frio e sem gosto’?
Tô tentando entender até agora o que tu quis dizer com isso.
Já comeu peixe cru antes?
É frio e sem gosto, a não ser que faça uso no shoyo, wasabi e outros condimentos característicos na culinária japonesa.
Passar bem.
CurtirCurtir
Puxa, Sander, discordo muito fortemente de ti. Pela forma como escreveste, dá a entender que detestas comida japonesa. Não é o shoyu o responsável pelas absurdas diferenças de qualidade entre os restaurantes, isso eu te garanto. 😉
E sobre estar frio, o peixe usado pra fazer sushi tem que ser fresco, nunca congelado, então, não, não pode estar muito frio. Tampouco o arroz pode estar muito frio, haja visto que ele não vai pra geladeira entre o cozimento e a montagem das peças (ou não deveria ir).
Buenas, é isso. Obrigado pela visita, e te recomendo separar uma graninha e visitar o Sushi by Cleber. Pode mudar tua vida. Abraço.
CurtirCurtir
Olá Marcelo. Boa tarde!
Sou uma ávida consumidora da culinária japonesa e considero o Sushiaki um presente dos céus. É de longe o melhor, tanto no atendimento, quanto no sabor e qualidade. Acho lamentável que você manifeste uma posição tão radicalmente desfavorável sobre um lugar tão bom.
CurtirCurtir
Olá Silvia,
Se tu achas que peguei pesado com o Sushiaki, devias ler o que escrevi sobre o Dado e o Riversides, hehehe. Mas, falando sério, não acho que fui malvado ou bonzinho; fui sincero. É verdade que já faz um tempo que eu estive lá, e pode ter melhorado. Ou pode até ter acontecido de eu pegar um dia ruim, mas naquele dia a comida realmente não valia o que custava. Aliás, em termos de sabor, o Sushiaki não joga nem na mesma liga de Cleber, Gokan, Seninha, Daimu e Jappa, por exemplo. Mas gosto é gosto, claro.
Abraço
CurtirCurtir