Bom, para aqueles que participam do fórum Cinema em Cena, isso já é notícia velha, mas continuando a sequência, elaboramos a lista dos melhores filmes de mais uma década, desta vez a de 1970. Mais uma vez, não pude ajudar na contagem dos votos, e agora vocês sabem porque, vida de professor é fogo, hehehe. Mas vamos logo à lista.
01. O Poderoso Chefão (The Godfather, Francis Ford Coppola, 1972)
02. Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, Stanley Kubrick, 1971)
03. Taxi Driver (Idem, Martin Scorsese, 1976)
04. Alien – O Oitavo Passageiro (Alien, Ridley Scott, 1979)
05. Chinatown (Idem, Roman Polanski, 1974)
06. Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest, Milos Forman, 1975)
07. Apocalypse Now (Idem, Francis Ford Coppola, 1979)
08. Morte em Veneza (Morte a Venezia, Luchino Visconti, 1971)
09. Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode Iv – A New Hope, George Lucas, 1977)
09. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, Steven Spielberg, 1977)
11. O Poderoso Chefão 2 (The Godfather: Part II, Francis Ford Coppola, 1974)
12. Carrie – A Estranha (Carrie, Brian De Palma, 1976)
13. Barry Lyndon (Idem, Stanley Kubrick, 1975)
14. Manhattan (Idem, Woody Allen, 1979)
15. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, Woody Allen, 1977)
16. Prelúdio Para Matar (Profondo Rosso, Dario Argento, 1975)
17. A Primeira Noite de Tranquilidade (La prima notte de quiete, Valerio Zurlini, 1972)
18. Encurralado (Duel, Steven Spielberg, 1971)
19. Operação França (The French Connection, William Friedkin, 1971)
19. Superman – O Filme (Superman, Richard Donner, 1978)
Empates na nona e na décima nona posições. Antes de analisar mais a fundo, devo admitir que a década de 70 é o meu ponto fraco. Vi menos filmes lançados nesses dez anos do que nos dez anos anteriores. Dentre os vinte filmes da seleção, não estou familiarizado com Morte em Veneza, Manhattan, Prelúdio para Matar, A Primeira Noite de Tranquilidade e Encurralado, em um total de cinco filmes. Curiosamente, não vi seis filmes da lista da década de 1980, o que indica que talvez, mesmo não tendo visto uma quantidade tão grande de obras da década de 70, eu tenha visto os filmes certos. Talvez a única ressalva à lista seja com relação a Carrie – A Estranha, um filme do qual eu gosto, mas não consigo ver como um dos vinte melhores da década. Eu até mudaria uma ou outra posição, mas é coisa pouca. No geral, gostei muito do resultado.
Talvez algum leitor se recorde que eu mencionei no post sobre a década de 1980 o receio de que os votantes estivessem se deixando levar pelo nome de certos diretores em detrimento de obras isoladas (que são, em realidade, o foco da eleição). Na década de 1970, o vencedor foi O Poderoso Chefão. Embora seja talvez o mais cliché dos “melhores filmes do mundo”, ele traz a vantagem de não ter sido feito por um diretor da moda. Nesse sentido, a vitória de saga dos Corleone foi revigorante.
A eleição dos melhores da década de 1960 está aberta há bastante tempo, mas esbarra na falta de quórum. Infelizmente talvez tenhamos atingido o limite.
To read this in English, click here.
Listas de outras décadas:
Melhores filmes da década de 1930
Melhores filmes da década de 1930 – a minha lista
Melhores filmes da década de 1940
Melhores filmes da década de 1940 – a minha lista
Melhores filmes da década de 1950
Melhores filmes da década de 1950 – a minha lista
Melhores filmes da década de 1960
Melhores filmes da década de 1960 – a minha lista
Melhores filmes da década de 1970 – a minha lista
Melhores filmes da década de 1980
Melhores filmes da década de 1980 – a minha lista
Melhores filmes da década de 1990
Melhores filmes da década de 1990 – a minha lista
Melhores filmes da década de 2000
Melhores filmes da década de 2000 – a minha lista
02. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)
03. Taxi Driver (Martin Scorsese)
04. Alien (Ridley Scott)
05. Chinatown (Roman Polanski)
06. Um Estranho no Ninho (Milos Forman)
07. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola)
08. Morte em Veneza (Luchino Visconti)
09. Star Wars IV (George Lucas)
09. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg)
11. O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola)
12. Carrie (Brian De Palma)
13. Barry Lyndon (Stanley Kubrick)
14. Manhattan (Woody Allen)
15. Anni Hall (Woody Allen)
16. Prelúdio Para Matar (Dario Argento)
17. A Primeira Noite de Tranquilidade – (Valerio Zurlini)
18. Encurralado (Steven Spielberg)
19. Operação França (William Friedkin)
19. Superman (Richard Donner)01. O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola)02. Laranja Mecânica (Stanley Kubrick)03. Taxi Driver (Martin Scorsese)04. Alien (Ridley Scott)
05. Chinatown (Roman Polanski)
06. Um Estranho no Ninho (Milos Forman)
07. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola)
08. Morte em Veneza (Luchino Visconti)
09. Star Wars IV (George Lucas)
09. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (Steven Spielberg)
11. O Poderoso Chefão 2 (Francis Ford Coppola)
12. Carrie (Brian De Palma)
13. Barry Lyndon (Stanley Kubrick)
14. Manhattan (Woody Allen)
15. Anni Hall (Woody Allen)
16. Prelúdio Para Matar (Dario Argento)
17. A Primeira Noite de Tranquilidade – (Valerio Zurlini)
18. Encurralado (Steven Spielberg)
19. Operação França (William Friedkin)
19. Superman (Richard Donner)
Boa lista de filmes dos anos 70. Mas senti falta de “Exosrcista” e “Rocky, um lutador”. Porém, gosto é gosto.
Abs!
CurtirCurtir
Boa lista de filmes dos anos 70. Mas senti falta de “Exosrcista” e “Rocky, um lutador”. Porém, gosto é gosto.
Podem me chamar de burro e ignorante, mas acho “Laranja mecânica” um filme muito chato e sem sentido.
Abs!
CurtirCurtir
Olá, Dênis! Obrigado pela visita e pelos comentários. Eu só assisti a O Exorcista depois de adulto, e o filme não me causou tanto impacto. É um bom filme, mas que, pra mim, não representou tanto quanto representa para muita gente.
Sobre Rocky, acabei de postar a minha lista aqui no blog, e nela tu vais encontrar o “Garanhão Italiano”. Infelizmente os outros votantes lá do fórum não gostam tanto quanto eu, e o filme acabou ficando fora da seleção de melhores.
E nem esquenta, ninguém é obrigado a gostar de nada. Adoro Laranja Mecânica. Tem gente que gosta de cinema tanto quanto eu ou meis e não curte. C’est la vie.
Abraços!
CurtirCurtir
Olá pessoal!
Gostaria que vocês me ajudassem a identificar o nome de um filme que assisti na TV no
ano de 1979.
Passou à noite e o que me lembro das cenas é o seguinte:
O personagem do filme entra em uma caverna ou gruta e dentro dela tem
um ar sinistro. O chão está cheio de uma névoa e o personagem vai caminhando dentro
desta gruta
e se aproxima de uma figura mais parecendo um samurai mumificado
e que está de pé. A camera focaliza a cabeça raspada deste samurai, neste momento
o personagem do filme vê um camaleão ou algo parecido subir no ombro deste
homem mumificado. O personagem então começa a rodea-lo. A camera então vai
rodeando o rosto do homem mumificado para mostrar o outro lado da face do homem
(tipo uma múmia) quando começa a aparecer o outro lado do rosto do homem
mumificado o personagem
começa a ver que o outro lado da face do homem só tem ossos. Olhando de um lado
é um rosto com pele mas vendo do outro lado é um rosto sem pele. Só me lembro
destas cenas. Não sei se mudei de canal. Creio que estava passando na Globo.
Na época eu estava com uns 13 anos de idade. Na Globo e na TV Tupi passava
desses filmes à noite. Se pela descrição da cena acima você conseguir identificar
o filme ficarei grato.
Mande a resposta pra mim!
e-mail: ronneymattos@yahoo.com.br
Abraços.
Ronney
CurtirCurtir